I Feira de Conhecimento de Barbalha
nation2.com  


Translate this Page
Enquete
Você gostou da I Feira de Conhecimento?
Muito
Gostei
Pouco
Não gostei
Ver Resultados


ONLINE
1





Forum

Últimas Notícias

 

PageRank

Mestre Espedito Seleiro

Projeto “Mestre Espedito Seleiro”

 

A Secretaria da Cultura do Ceará define como “Tesouros Vivos da Cultura” as pessoas, grupos e comunidades que são, reconhecidamente, detentoras de conhecimentos da tradição popular do Estado. Através de edital público, a Secult identifica e recebe inscrições para o processo seletivo que confere o título e um auxílio financeiro temporário ou vitalício aos selecionados no valor de um salário mínimo. Este reconhecimento é o primeiro passo para que se consiga, futuramente, reivindicar o direito à proteção da propriedade intelectual dos artistas populares. O programa de reconhecimento e apoio aos artistas que tem suas artes ou ofícios ligados à cultura imaterial foi reconhecido no ano de 2007, pelo Ministério da Cultura, com o prêmio Culturas Populares.

Um dos mestres de cultura do Ceara e o Espedito Seleiro, quem mora e trabalha em Nova Olinda no Cariri Cearense. Ele aprendeu a sua  arte do seu pai, que por sua vez, a aprendeu do pai dele. O Espedito começou produzindo a vestimentas para vaqueiros e seus cavalos: algibeira, perneira, gibão, sela, luva e demais peças para o arreio do animal. Com automatização da vida do agricultor, a profissão de vaqueiro foi desaparecendo, junto com eles os seleiros e a cultura do artesanato em couro.

O Espedito Seleiro representa a possibilidade de preservar e essa arte inserindo elementos das vestimentas dos vaqueiros e dos cavalos nas peças mais ‘fashion’, tais como sandálias do Lampião ou da Maria Bonita. Seus filhos fazem parte da equipe trabalhando na oficina assim levando para o futuro o conhecimento da arte do Mestre Espedito Seleiro.


Contato:
Rua Monsenhor Tavares, 190
Nova Olinda – CE
CEP: 63.165-000
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net